terça-feira, 29 de julho de 2008

O alarmante Documento 264

publicado em 9 de julho de 2008 Deva Mantovani ( Jornal A Tribuna MT)
link: http://www.atribunamt.com.br/?p=19545
Nascemos, crescemos e ficamos mais altos e mais fortes do que nossos pais, a base de vitaminas e suplementos lácteos que nossas mães colocaram em nossas mamadeiras. Parece simples, porém alguns médicos e céticos ainda relutam quanto a fundamental importância da suplementação com vitaminas, proteínas e minerais em nossa alimentação.
Um problema, pela primeira vez apontado em 1936 e discutido no Senado Norte Americano, detectava que o plantio intensivo de alimentos levava ao empobrecimento e perda de suas características naturais. Era o famoso “Documento 264”. O Dr. Joel Wallach, indicado para o prêmio Nobel em 1991, lembra que muitas propriedades da maioria dos legumes, frutas e verduras simplesmente desapareceram e que não conseguiremos ingerir os padrões mínimos recomendados pela OMS de alguns nutrientes, não importando o quanto as comemos.
Atualmente a lavoura é intensiva e os fazendeiros não dão ao solo o tempo necessário para a reposição dos nutrientes essenciais ao homem. Para agravar, o adubo utilizado repõe apenas aquilo que interessa à aparência do vegetal e ao lucro do agricultor. Uma cenoura grande e bonita ou uma “super” maçã tem valores nutricionais incrivelmente desproporcionais a seus tamanhos. Os fertilizantes modernos são constituídos apenas de nitratos, fosfatos e potássio (NPK), por questões de custos. Minerais como selênio, iodo, cromo, cobalto, níquel, flúor - que originalmente estavam presentes nos vegetais - não são incluídos na formulação dos fertilizantes e criam vegetais nutricionalmente deficientes.
Devido ao delicado e sensível equilíbrio do nosso organismo, adoecemos e temos as mais variadas disfunções orgânicas, pela simples ausência de um destes minerais na alimentação. Muitos tratamentos preventivos para doenças graves, têm causado fervor no mundo científico, quase sempre como uma reedição deste mesmo tema. A falta de selênio no organismo causa envelhecimento prematuro, assunto muito presente em pautas atuais. Citamos que as únicas fontes consideráveis do mineral selênio hoje, são a Castanha do Pará e uma planta que cresce somente no Deserto de Negev em Israel. Bem eu, como a grande maioria da população, nunca estive em Israel nem tampouco me recordo da última vez que comi Castanha-do-Pará, se é que já comi.
Uma forma simples de solucionar estas carências são os Multiminerais e Multivitamínicos. Eles estão presentes em nossa alimentação cotidiana desde nossa tenra infância e não devem ser nunca abandonados. Eles agem preventivamente fornecendo doses mínimas ideais de cada uma das substâncias essenciais à saúde. Hoje somos dependentes deles como um “antídoto do mundo atual”, dizem alguns. Atletas devem dar especial atenção ao problema na busca de suas performances. Tentar obter uma dieta com todos os nutrientes necessários é simplesmente impossível, como defendem alguns poucos conservadores. Teríamos que levar uma vida inteiramente dedicada à alimentação, freqüentando as feiras diariamente, checando a origem e valor nutricional real de cada alimento e buscando uma variedade de ingredientes inimaginável, incluindo frutas e animais silvestres. Quem se habilita?

Estamos de volta.

Devido a mudança, fiquei algum tempo sem postar, porém já estamos voltando a ativa.