sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Brasileiros no Japão - Gafe 2

Nunca havia parado para pensar sobre o analfabetismo. Porém, alguns meses morando no Japão foram suficientes para que eu me convencesse da necessidade de darmos mais atenção a tal problema, não só pelos embaraços por que passamos, mas também pelos riscos que corremos. Vejam este caso:
Um conhecido, recém chegado ao Japão, morando sozinho num alojamento e sem saber cozinhar, passava todas as tardes num supermercado e comprava comida enlatada para seu jantar. Depois de muitos meses nessa rotina, tendo um melhor domínio do idioma e pessoa simpática que era, tornou-se um cliente especial do supermercado e amigo dos funcionários. Numa dessas tardes, já com a cesta cheia de comida em lata, parou um instante para trocar algumas palavras com um dos funcionários do mercado e depois de alguns minutos o rapaz perguntou-lhe:
- Qual a raça de seu cão?
Ele respondeu que não tinha cão, no que o rapaz, meio que sem entender, devolveu:
- Então que animal você tem, para comprar tanta comida para cachorro?
Só então, percebendo que havia durante meses, comido ração para cão, disfarçou dizendo que comprava para o cão de um colega de trabalho, indignado com sua própria incapacidade. Depois desse episódio, passou a freqüentar aulas de japonês e hoje lê, pelo menos o básico do idioma.

Deva Mantovani
** Texto publicado originalmente no Informativo Viva-Voz.

Nenhum comentário: