segunda-feira, 10 de março de 2008

Sebastião Salgado

Trecho extraido da entrevista concedida à Terra Magazine, pelo premiado fotógrafo Sebastião Salgado ( que é um esquerdista atento).
``A esquerda no Brasil, por exemplo, tem propostas que são antigas, velhíssimas, que já amadureceram, secaram, morreram, mas que ainda são utilizadas como instrumento de governo, e acho que isso tem de mudar. Elas têm de ser adaptadas e feitas de outra forma. Mas o pensamento de esquerda nunca foi tão forte e tão vital como agora.
Por exemplo, a idéia de que o importante é o proletariado, que o importante é você criar emprego no setor industrial, nos setor de exportação agrícola, que é a idéia de base no Brasil. A forma de criar energia no Brasil... Essas coisas já passaram. O Brasil necessita de energia demais, mas essas formas já não são mais a boas, há outras maneiras de se fazer. Também as estruturas tradicionais e pesadas dos partidos, não se podem mais funcionar assim. Há uma série de coisas que acho que têm de ser mudadas e adaptadas.``

Um comentário:

Yamano disse...

Nosso dia-dia está em um constante movimento acelarado ocasionando profundas adapatções em curto período de tempo. Adaptações estas que se resumem muitas vezes em mudança, em quebrar velhos paradigmas que antes pareciam intocáveis. Porém, a maioria por motivos desconhecidos, não se importam com essas mudanças ou não acompanham o desenvolvimento. Deixam claro dessa forma seu atraso intelectual e de seu conhecimento arcaico. Portanto, leva vantagem sempre aquele que investe em seu estudo e que acompanha o dia-dia pelo mundo através dos meios de comunicação, principalmente a internet!